Príncipe Harry faz visita à Ucrânia para apoiar reabilitação de soldados feridos

Harry apresenta planos da Invictus Games Foundation para ajudar militares e sinaliza melhora na relação com o pai, o rei Charles

Reuters

Príncipe Harry visita Kiev
 12/9/2025   REUTERS/Yurii Kovalenko
Príncipe Harry visita Kiev 12/9/2025 REUTERS/Yurii Kovalenko

Publicidade

O príncipe britânico Harry visitou a Ucrânia nesta sexta-feira (12), chegando a Kiev acompanhado por uma equipe da Invictus Games Foundation para apresentar os planos da instituição de caridade para ajudar na reabilitação de soldados feridos, informou o jornal Guardian.

Esta é a segunda visita de Harry, filho mais novo do rei Charles, à Ucrânia neste ano, após ter visitado um centro para militares feridos em Lviv, em abril.

Harry serviu por 10 anos no Exército britânico antes de fundar a Invictus Games Foundation, uma instituição de caridade que organiza um evento esportivo internacional para militares feridos em combate.

Continua depois da publicidade

“Não podemos parar a guerra, mas podemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar no processo de recuperação”, disse Harry ao Guardian durante uma viagem de trem para Kiev.

O príncipe afirmou que foi convidado pelo governo ucraniano para visitar a capital e que recebeu permissão do governo britânico e de sua esposa antes de viajar.

A visita ocorre ao final de uma estadia de quatro dias de Harry no Reino Unido, após sair de sua casa na Califórnia, onde mora com a esposa Meghan e seus dois filhos.

Desde que deixou a função de membro sênior da realeza em 2020, o relacionamento de Harry com seu pai tem sido tenso, especialmente após críticas públicas à família real. Em um sinal de melhora nas relações, os dois tiveram seu primeiro encontro em 20 meses na quarta-feira.