Publicidade
O pré-candidato à Presidência do Peru, Rafael Belaunde, foi alvo de um atentado a tiros nesta terça-feira (2). Suspeitos teriam disparado contra o carro em que ele estava, mas Belaunde saiu ileso.
O político é filiado a um partido de centro-direita, o Libertad Popular, e não tem obtido pontuações expressivas nas pesquisas de intenção de voto.
Segundo o ex-primeiro-ministro Pedro Cateriano, Belaunde estava na cidade de Cerro Azul supervisionando um empreendimento de sua propriedade. Cateriano e Belaunde são membros do mesmo partido.
Continua depois da publicidade

Em nova conversa, Lula e Trump retomam negociações sobre retirada de tarifas
Presidente brasileiro avaliou como positiva a retirada de tarifas adicionais e pediu avanço nas negociações

Ex-presidente de Honduras é libertado da prisão após perdão de Trump
Juan Orlando Hernández foi acusado de inundar os Estados Unidos com cocaína e foi condenado a 45 anos de prisão
O comandante geral da Polícia Nacional do Peru, Óscar Arriola, informou em entrevista à emissora de TV Canal N que o pré-candidato não havia recebido nenhuma ameaça antes do ataque.
Imagens mostram que ao menos três tiros atravessaram o vidro dianteiro do veículo onde Belaunde estava. O chefe da Polícia não informou se o motorista sofreu ferimentos no ataque.
“Este é um péssimo começo para a campanha. Acho que os peruanos já sabem o que é violência. Infelizmente, estamos passando por um período de criminalidade intensa, mas devemos condenar veementemente este ataque a Rafael Belaunde, que foi alvo de tiros esta manhã. Acredito que isso é algo que não deveria acontecer em nosso país”, declarou o vice de Belaunde à imprensa local.
As eleições gerais no Peru estão marcadas para o dia 12 de abril de 2026. Atualmente, o país é governado por José Jerí, do partido de centro-direita Somos Peru, que assumiu o cargo após o impeachment da presidente Dina Boluarte, em outubro deste ano.