Publicidade
A eleição de Donald Trump à Presidência foi sacramentada na manhã desta quarta-feira, com a vitória do candidato republicano contra Kamala Harris. O fim do processo eleitoral, no entanto, ainda está longe, ainda há um longo ritual a ser cumprido até a data da posse, em 20 de janeiro de 2025.
A vitória de Trump foi projetada pela agência Associated Press (AP) pela manhã, após vitória em Wisconsin. Com o estado, o candidato republicano superou a contagem de 270 delegados, tornando-o matematicamente eleito. Agora, no entanto, há um processo de formalização dos votos dos eleitores americanos por meio do voto dos delegados.
Como é o processo?
Os 538 delegados que compõem o Colégio Eleitoral votarão em 17 de dezembro. Esses delegados são eleitos por meio dos votos em cada estado e representam a vontade dos eleitores. Cada estado tem um número de delegados proporcional à sua população.
Com os votos dos delegados, ocorre a contagem oficial pelo Congresso americano no Capitólio, em Washington. O processo costuma ocorrer no início de janeiro. Na última contagem oficial, em 6 de janeiro de 2021, houve a invasão ao Capitólio por apoiadores de Trump. A intenção dos invasores era interromper a contagem e, por consequência, a formalização da eleição de Joe Biden.
Quando acontece a posse?
A posse acontece em 20 de janeiro, com uma cerimônia tradicional em Washington. A ocasião é chamada de “Inauguration Day” (Dia da Inauguração, em tradução livre). A cerimônia ocorre no edifício do Capitólio. O vice-presidente eleito, no caso J.D. Vance, é empossado primeiro e faz o juramento, afirmando defender a Constituição dos Estados Unidos e desempenhar bem os deveres do cargo que assume.
Na sequência, é a vez do presidente eleito realizar o juramento, também afirmando defender a Constituição e executar fielmente o cargo de presidente. Há também previsão de um discurso inaugural e, à noite, de um baile.
Continua depois da publicidade
É possível comprar ingresso?
De acordo com o site oficial do governo dos EUA, o Comitê Conjunto do Congresso sobre Cerimônias Inaugurais (JCCIC), que organiza a posse, disponibiliza um número limitado de ingressos para o público através de membros do Congresso. Os ingressos são gratuitos e permitem que o público acompanhe a posse nas proximidades do Capitólio.
Os ingressos estarão disponíveis algumas semanas antes da posse, embora seja comum que alguns membros do Congresso aceitem pedidos de ingresso antes.