Piso de apartamento desaba durante uma festa com 50 pessoas em Paris; veja vídeo

Ao menos 19 pessoas ficaram feridas; prédio tem 150 anos

Giovanna Sutto IA InfoMoney

Publicidade

Na madrugada deste domingo (18), o piso de um apartamento desabou durante uma festa em um prédio em Paris. Uma infiltração de água é a principal suspeita para a causa do acidente, segundo informações da mídia local.

O que aconteceu?

Por volta de meia-noite, o piso do 5º andar de um edifício residencial localizado no 11º arrondissement (bairro) de Paris, cedeu e caiu sobre o andar de baixo. No momento do desabamento, cerca de 50 pessoas participavam de uma festa no local.

Uma moradora do prédio, ouvida pelo jornal Le Parisien, contou ter escutado “um barulho surdo, um grande estrondo” pouco depois da meia-noite. Segundo as informações iniciais, uma das moradoras comemorava o aniversário. Fontes citadas pela imprensa francesa apontam que o público presente não era majoritariamente jovem.

Continua depois da publicidade

De acordo com a prefeitura de polícia, uma pessoa entrou em parada cardiorrespiratória, mas foi reanimada a tempo e levada ao hospital em estado grave. Outras 19 pessoas ficaram feridas, sendo que 16 precisaram ser hospitalizadas.

No fim da manhã de domingo, o Ministério Público de Paris, com base na atualização dos bombeiros, revisou o balanço para 14 feridos leves. Uma pessoa seguia em estado crítico.

Segundo os bombeiros, cinco pessoas chegaram a ficar soterradas sob os escombros antes de serem resgatadas. Nenhuma vítima adicional foi encontrada entre os destroços.

Estado do prédio

Segundo a imprensa local, o síndico do edifício descarta, por ora, a hipótese de má conservação geral do imóvel. Ele afirma que não havia sinal de fissuras ou infiltrações de água e nenhum problema de manutenção relevante.

O prédio, porém, é antigo. Trata-se de um edifício com mais de 150 anos, com pequenos apartamentos.

Os bombeiros informaram que nenhum vazamento de gás foi detectado e que o desabamento do piso tinha origem “estrutural”.

Continua depois da publicidade

Um arquiteto, no entanto, afirmou em entrevista a uma rádio local que uma “infiltração de água” pode estar na origem do acidente. Cerca de 60 m² — dos 100 m² do apartamento — teriam cedido sob os pés dos convidados.

Apesar disso, a estrutura do edifício não foi comprometida pelo desabamento do piso. Os bombeiros escoraram o 4º andar e verificaram a estabilidade de toda a estrutura.

Para atender à ocorrência, foram mobilizados 125 bombeiros e 40 veículos da Brigada de Bombeiros de Paris, incluindo equipes com cães de busca.

Continua depois da publicidade

Algumas vítimas foram atendidas em um asilo (Ehpad) vizinho, transformado em posto médico improvisado. Os prédios vizinhos, evacuados por precaução durante a intervenção dos bombeiros, foram liberados e puderam ser reocupados por volta das 4h da manhã.

Uma investigação foi aberta para apurar as causas das lesões e do desabamento.

Situação no local neste domingo

Neste domingo, a rua do edifício voltou a ficar tranquila. Os bombeiros, que atuaram em grande número durante a noite, deixaram a área, agora isolada pela polícia, que controla o acesso.

Continua depois da publicidade

O processo de realocação dos moradores está em curso, mas os residentes do 4º e do 5º andar não poderão voltar para seus apartamentos hoje.

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Responsável pelas estratégias de distribuição de conteúdo no site. Jornalista com 7 anos de experiência em diversas coberturas como finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira.