Publicidade
Um pesquisador italiano afirma ter descoberto o método perfeito para cozinhar um ovo. A técnica, chamada de “cozimento periódico”, foi inspirada em um método anteriormente utilizado na criação de camadas em objetos plásticos.
O estudo liderado pelo cientista de materiais Ernesto Di Maio, da Universidade de Nápoles Federico II, permite cozinhar o ovo de forma que a clara e a gema atinjam texturas ideais, sem comprometer o sabor.
Segundo Di Maio, o desafio de cozinhar um ovo está na diferença de temperatura necessária para coagular as proteínas da clara e da gema: enquanto a clara atinge a temperatura ideal de 85°C, a gema precisa ser cozida a apenas 65°C. Métodos tradicionais, muitas vezes resultam em gemas mal cozidas ou claras excessivamente firmes.
Continua depois da publicidade
Já a nova técnica envolve alternar o ovo entre água fervente a 100°C e uma tigela com água a 30°C a cada dois minutos, durante 32 minutos. Essa alternância impede que a temperatura da gema ultrapasse 65°C, resultando em uma gema com textura gelificada e uma clara mais suave.
A pesquisa foi publicada na revista Communications Engineering e promete não apenas aprimorar o sabor, mas também a composição nutricional dos ovos.
Em entrevista ao jornal The Guardian, Di Maio afirma que agora cozinha todos os seus ovos utilizando essa nova técnica, e sua família e amigos o agradecem por isso. “Claro, leva tempo. Mas eu acho que é bom dedicar um tempo para as pessoas que você ama”, afirma.