Parte de antiga igreja em Amsterdã é destruída em incêndio causado por fogos

Igreja histórica, construída em 1880, perdeu sua torre, parte da seção central e grande parte do telhado; prédio era tombado e usado como centro cultural

Roberto de Lira

Chamas e fumaça sobem de um incêndio na igreja Vondelkerk em Amsterdã, na Holanda - 01/01/2026 (Foto: Leon Ritzen/via REUTERS)
Chamas e fumaça sobem de um incêndio na igreja Vondelkerk em Amsterdã, na Holanda - 01/01/2026 (Foto: Leon Ritzen/via REUTERS)

Publicidade

Um incêndio provavelmente causado por fogos de artifício destruiu boa parte da histórica igreja Vondelkerk, em Amsterdã, na Holanda, na noite de Ano Novo. Segundo meio de comunicação locais, a igreja histórica, construída em 1880, perdeu sua torre, parte da seção central e grande parte do telhado — mas as paredes laterais permaneceram de pé, sem risco de desabamento.

Dezenas de casas tiveram que ser evacuadas devido ao incêndio, que lançou chuvas de cinzas sobre as propriedades próximas. Outros vizinhos ficaram sem energia enquanto os bombeiros enfrentavam o incêndio no prédio que é tombado a atualmente é usado como centro cultural.

A prefeitura informou que planeja limpar as ruas com um veículo especializado e alertou que a fuligem pode ter se depositado em jardins, janelas, carros e móveis externos, aconselhando os moradores a enxaguarem suavemente as superfícies afetadas com água e sabão. A prefeita Femke Halsema chamou o incêndio de “um incêndio muito intenso e terrível nesta igreja monumental”, enfatizando que garantir a segurança e o bem-estar dos vizinhos é a prioridade da cidade.

Continua depois da publicidade

Não foi só esse incidente na Holanda causado pelo uso de fogos de artifício na comemoração. Um hospital especializado em oftalmologia em Roterdã relatou um número grande de pacientes jovens neste ano, com um médico dizendo que 85% eram menores de idade. A maioria estava assistindo aos shows fogos de artifício quando se feriu.

Em Nijmegen, um jovem de 17 anos morreu em um incidente envolvendo fogos pouco depois da meia-noite, mas a polícia ainda não divulgou detalhes. Em Aalsmeer, num incidente similar, um homem de 38 anos morreu.

Também foi relatado que a polícia antichoque foi chamada para lidar com gangues de jovens em vários locais. O chefe do sindicato policial, Nine Kooiman, disse que uma “quantidade sem precedentes de violência” foi direcionada aos trabalhadores dos serviços de emergência.

Em Amersfoort, a polícia foi alvejada com fogos de artifício quando quis evitar que uma pilha de árvores de Natal fosse incendiada. Em Breda, vários carros foram incendiados por jovens que lançaram fogos de artifício e pedras de calçada na polícia.

Também houve confrontos entre a polícia e jovens em vários lugares de Haia e Roosendaal, e vários foram presos. Também houve confrontos no distrito de Floradorp, em Amsterdã, onde moradores locais estão insatisfeitos com a proibição da tradicional fogueira de árvore de Natal.

Os sites de notícias relatam que cerca de 20 áreas municipais, incluindo Amsterdã e Zwolle, haviam proibido fogos de artifício para consumidores antes da proibição nacional prevista para entrar em vigor este ano, mas a medida foi amplamente ignorada.