Os países que não fazem parte da ONU: quais são? Confira

Atualmente, são 193 países membros de 195 nações reconhecidas

Camila Lutfi

Publicidade

O número de países que não fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) pode ser um pouco controverso. Isso porque não há consenso entre quantos países existem no mundo.

A ONU é uma organização internacional, fundada em 1945, com o objetivo de trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais. Atualmente, são 193 países membros de 195 nações reconhecidas.

A principal função dos membros é buscar soluções comuns para os desafios compartilhados pela paz, justiça e o desenvolvimento sustentável. Vale lembrar que a organização foi criada após a Segunda Guerra Mundial.

Continua depois da publicidade

Porém, a quantidade de países reconhecidos pela ONU ainda é menor do que o número de delegações que desfilam nos Jogos Olímpicos, por exemplo. Isso porque as Nações Unidas reconhecem 195 estados, mas esse número pode chegar a 206 nações.

Vale mencionar que, para que uma região seja considerada um país, é necessário que ela tenha território definido, habitantes permanentes, instituições políticas e governo próprio, além da independência reconhecida por outros Estados soberanos.

O último ponto é o mais controverso, pois nem todos os países membros da ONU consideram essas regiões como países independentes.

Quais países não fazem parte da ONU?

Dos 195 países reconhecidos pela ONU, 193 são membros da Organização, incluindo os Estados Unidos — que possui a sede da ONU, em Nova York.

Veja quais países não fazem parte da ONU e os motivos:

Assembleia Geral da ONU em 2025

Nesta terça-feira (23) a ONU celebra a 80ª Assembleia Geral — mesmo tempo de fundação. A primeira sessão ocorreu em 1946, ano seguinte à criação da ONU.

Continua depois da publicidade

A Assembleia Geral da ONU (UNGA, na sigla em inglês) é o principal órgão de formulação de políticas da organização internacional. A UNGA garante um fórum exclusivo para a discussão de questões internacionais com os representantes dos 193 Estados-membros, que possuem direito de voto de igual peso.

O debate geral reúne os chefes de Estado na sede da ONU em Nova York. Neste ano, além das guerras em Gaza e na Ucrânia, as considerações devem abordar ainda o crescente reconhecimento ocidental da condição de Estado palestino e as tensões nucleares com o Irã.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursará na abertura da AGUNA. Ele também participa de encontros sobre meio ambiente, a Palestina e sobre a democracia. Será a primeira vez que Lula estará no mesmo ambiente que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde que o Republicano voltou à Casa Branca neste ano.