Publicidade
A ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu uma obra do artista brasileiro Eduardo Kobra para ilustrar um selo postal comemorativo lançado nesta sexta-feira (23).
O desenho celebra os 80 anos do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc). “Celebrando o papel central do multilateralismo, o selo destaca nossa humanidade compartilhada, a sustentabilidade e o planeta Terra”, descreve a ONU.

EUA: Forte tempestade de inverno ameaça fornecimento de energia e cancela voos
Meteorologistas alertam que os danos, especialmente nas áreas atingidas por gelo, podem rivalizar com os de um furacão

UE questiona “concentração de poderes” de Trump em Conselho da Paz, diz documento
Documento interno alerta para concentração de autoridade do presidente americano e possível conflito com princípios da ONU e da União Europeia

A imagem que ilustra o selo já havia sido pintada por Kobra em 2022 em uma parede lateral da Biblioteca Dag Hammarskjöld, que fica na sede da ONU em Nova York. Segundo a organização, a obra, que retrata um pai entregando a Terra à sua filha, representa o compromisso do Ecosoc com as pessoas, o planeta e a solidariedade global.
Aproveite a alta da Bolsa!
A cerimônia de lançamento contou com a participação do artista, do secretário-geral da ONU, António Guterres, e do presidente do Ecosoc, Lok Bahadur Thapa, entre outras autoridades.
Em discurso na sede das Nações Unidas em Nova York, Kobra falou sobre sua obra e defendeu a importância de cuidar do meio ambiente em prol de um futuro melhor.
“Esta minha obra, que agora é eternizada por meio deste selo do Conselho, é mais do que uma declaração de amor aos filhos, que são o futuro da humanidade, é mais do que uma declaração de amor ao planeta Terra. É um alerta que, espero, sirva de reflexão: em qual estado de conservação estará o maior presente que você quer deixar para seu filho?”, disse o artista.
Continua depois da publicidade
O Ecosoc é um órgão da ONU por meio do qual os Estados-membros, a sociedade civil e outros parceiros estabelecem diálogo e reúnem esforços para enfrentar crises urgentes.