Obra de Kobra vira selo oficial da ONU pelos 80 anos de conselho internacional

Imagem criada em mural na sede em Nova York marca os 80 anos do Ecosoc e reforça mensagem de cuidado com o meio ambiente e com as futuras gerações

Sara Baptista

Foto: Reprodução/ONU
Foto: Reprodução/ONU

Publicidade

A ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu uma obra do artista brasileiro Eduardo Kobra para ilustrar um selo postal comemorativo lançado nesta sexta-feira (23).

O desenho celebra os 80 anos do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc). “Celebrando o papel central do multilateralismo, o selo destaca nossa humanidade compartilhada, a sustentabilidade e o planeta Terra”, descreve a ONU.

Painel de Kobra em desenvolvimento em muro da Biblioteca Dag Hammarskjöld, na sede da ONU em Nova York. Foto: Manuel Elías/ONU

A imagem que ilustra o selo já havia sido pintada por Kobra em 2022 em uma parede lateral da Biblioteca Dag Hammarskjöld, que fica na sede da ONU em Nova York. Segundo a organização, a obra, que retrata um pai entregando a Terra à sua filha, representa o compromisso do Ecosoc com as pessoas, o planeta e a solidariedade global.

Aproveite a alta da Bolsa!

A cerimônia de lançamento contou com a participação do artista, do secretário-geral da ONU, António Guterres, e do presidente do Ecosoc, Lok Bahadur Thapa, entre outras autoridades.

Em discurso na sede das Nações Unidas em Nova York, Kobra falou sobre sua obra e defendeu a importância de cuidar do meio ambiente em prol de um futuro melhor.

“Esta minha obra, que agora é eternizada por meio deste selo do Conselho, é mais do que uma declaração de amor aos filhos, que são o futuro da humanidade, é mais do que uma declaração de amor ao planeta Terra. É um alerta que, espero, sirva de reflexão: em qual estado de conservação estará o maior presente que você quer deixar para seu filho?”, disse o artista.

Continua depois da publicidade

O Ecosoc é um órgão da ONU por meio do qual os Estados-membros, a sociedade civil e outros parceiros estabelecem diálogo e reúnem esforços para enfrentar crises urgentes.