O que os dois astronautas da Starliner vão fazer no espaço até o resgate em 2025?

Com retorno adiado para meados de 2025, Suni Williams e Butch Wilmore se integraram à Estação Espacial Internacional

Equipe InfoMoney

Publicidade

Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que partiram para a Estação Espacial Internacional (ISS) há quase três meses a bordo da cápsula Starliner da Boeing, terão sua estadia prolongada até o início de 2025.

Inicialmente, eles esperavam retornar em uma semana, mas problemas com a Starliner levaram a Nasa a optar pelo uso da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, para trazê-los de volta. Isso significa uma estadia inesperada de pelo menos mais cinco meses. Afinal, o que Williams e Wilmore podem fazer no espaço até lá?

Atualmente, os dois são considerados hóspedes na ISS, não fazendo parte da equipe oficial da Expedição 71. No entanto, a Nasa confirmou que eles se integraram bem às atividades diárias e agora devem se tornar membros da equipe da Expedição 72, que contará com astronautas da Crew-9, programada para lançamento em 24 de setembro.

Continua depois da publicidade

Durante os próximos cinco a seis meses, os astronautas realizarão tarefas típicas, como caminhadas espaciais, manutenção da estação e experimentos científicos. Williams e Wilmore já estão preparados para essa transição, tendo recebido treinamento adequado para uma estadia prolongada.

Os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams. 25 de abril de 2024. REUTERS / Joe Skipper / Foto de arquivo

Além das obrigações, os astronautas têm aproveitado momentos de descontração, como simular eventos olímpicos em microgravidade. Williams, que já fez história ao completar um triatlo no espaço, e Wilmore têm se dedicado a atividades de manutenção e experimentos.

A situação de Williams e Wilmore não é inédita; astronautas frequentemente estendem suas estadias na ISS devido a imprevistos. A Nasa, ciente da limitação de recursos, está tomando medidas para garantir o retorno dos astronautas e restabelecer o número normal de tripulantes na estação.

Recentemente, uma missão de reabastecimento levou suprimentos, incluindo alimentos, garantindo que os astronautas não enfrentem restrições alimentares durante sua estadia prolongada.