“O astronauta veste Prada”: grife revela design de traje espacial para missão da Nasa

Programada para a segunda metade de 2026, a Artemis III será a primeira missão com astronautas a pousar na lua desde a Apollo 17, em 1972

Equipe InfoMoney

(Divulgação/Prada)
(Divulgação/Prada)

Publicidade

A marca italiana de moda Prada e a empresa de exploração espacial Axiom Space apresentaram os designs de um traje espacial que será utilizado na missão Artemis III da Nasa, programada para 2026.

O lançamento ocorreu durante o Congresso Internacional de Astronáutica em Milão, onde os trajes, predominantemente brancos, exibiram um torso cropped e detalhes em cinza pedra nos cotovelos e joelhos.

Embora os trajes não apresentem marcas ou logotipos, linhas vermelhas nos antebraços, cintura e na tecnologia de suporte à vida fazem referência à submarca da Prada, Linea Rossa.

Continua depois da publicidade

“Esta é uma colaboração inovadora. Estamos unindo engenharia, ciência e arte”, disse Russel Ralston, vice-presidente executivo da Axiom Space, destacando a importância da parceria durante a coletiva de imprensa.

Os trajes foram desenvolvidos para permitir que os astronautas façam caminhadas espaciais por até oito horas diárias, graças a botas especialmente projetadas. O material branco reflete o calor, protegendo os astronautas de temperaturas extremas e da poeira lunar, conforme divulgado em um comunicado conjunto.

Os trajes, que são unissex e de tamanho único, levaram vários anos para serem desenvolvidos. Lorenzo Bertelli, diretor de marketing do Grupo Prada, revelou que a colaboração foi discutida desde antes da pandemia de Covid-19 em 2020.

Continua depois da publicidade

Cerca de 10 funcionários da Prada trabalharam no projeto, fazendo a ponte entre Milão e a base da Axiom em Houston, nos EUA. A expertise da Prada em produção têxtil e técnicas de costura foi fundamental para equilibrar funcionalidade e estilo no design do traje.

Programada para a segunda metade de 2026, a missão Artemis III da Nasa será a primeira missão com astronautas a pousar na lua desde a Apollo 17, em 1972. Se bem-sucedida, essa missão também poderá marcar a primeira vez que uma mulher caminhará na superfície lunar.

Bertelli também comentou sobre o futuro da exploração espacial, afirmando: “Hoje, qualquer um com recursos financeiros pode ir ao espaço. Em breve, isso se tornará acessível e as pessoas poderão ir à lua. Estamos apenas no início de uma nova era.”