Número de mortos por enchentes na Espanha passa de 200

Dado oficial é de 205 vítimas, mas equipes estão atendendo alertas de 2,5 mil desparecidos; energia elétrica, telecomunicações e transporte ferroviário começaram a voltar

Roberto de Lira

Mulheres caminham ao lado carros tombados ao longo dos trilhos da ferrovia, em Alfafar, Espanha, - 31/10/2024 (Foto: Susana Vera/Reuters)
Mulheres caminham ao lado carros tombados ao longo dos trilhos da ferrovia, em Alfafar, Espanha, - 31/10/2024 (Foto: Susana Vera/Reuters)

Publicidade

Chegou a 205 o número de vítimas confirmadas das enchentes na Espanha nesta semana, em especial na região de Valência. As autoridades alertam que a cifra pode subir porque ainda está atendendo a cerca de 2,5 mil alertas desaparecidos – muitas pessoas, na verdade, têm sido encontradas isoladas e com vida nos últimos dois dias.

O jornal El País informa que o trabalho de busca de pessoas desaparecidas e reabilitação de casas, ruas e infraestruturas continua.

Nesta sexta-feira (1), as condições meteorológicas facilitaram a reabertura do serviço ferroviário entre Valência e Barcelona, que voltará a funcionar a partir de sábado.

O técnicos também restabeleceram o fornecimento de eletricidade para mais de 140 mil clientes na província de Valência, segundo a distribuidora do grupo Iberdrola. Mas outras 15 mil casas ainda estão sem eletricidade.

Nas telecomunicações, a empresa MasOrange informou que após o meio-dia desta sexta-feira, recuperou o serviço de 65% dos clientes afetados pelo fenômeno climático chamado de “dana”. A empresa de tecnologia garante que continua fortalecendo sua rede móvel na região de Valência com duas estações móveis portáteis implantadas na área.