Musk diz que a SpaceX vai desativar espaçonave Dragon após ameaça de Trump

Anúncio é nova escalada em guerra de declarações com Trump, que começou após o CEO da Tesla criticar o projeto fiscal defendido pelo republicano

Gabriel Garcia IA InfoMoney

Dragon na plataforma do Complexo de Lançamento 39A (Divulgação/SpaceX)
Dragon na plataforma do Complexo de Lançamento 39A (Divulgação/SpaceX)

Publicidade

Elon Musk afirmou nesta quinta-feira (5) que sua empresa SpaceX vai começar a desativar sua espaçonave Dragon “imediatamente” após a ameaça do presidente dos Estados Unidos Donald Trump de cancelar contratos governamentais com as empresas do bilionário.

A SpaceX é uma das maiores fornecedoras do governo dos EUA. Desde 2008, a empresa recebeu mais de US$ 20 bilhões em contratos com NASA, Força Aérea e outras agências governamentais.

Atualmente, a Dragon é a única opção dos EUA para transportar tripulação para a Estação Espacial Internacional.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Foi a Dragon que trouxe os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams de volta à Terra em março, depois que a dupla ficou presa por meses na ISS devido a uma falha em uma cápsula da Boeing.

O anúncio de Musk, feito em sua rede social X, ocorreu em meio a uma escalada no conflito com Trump, que começou após o CEO da Tesla criticar o megaprojeto fiscal defendido pelo republicano.

“À luz da declaração do Presidente sobre o cancelamento dos meus contratos governamentais, @SpaceX começará a desativar sua espaçonave Dragon imediatamente”, escreveu Musk.