Milei se reúne com papa Leão e confirma visita do pontífice à Argentina

Discussões entre ambos neste sábado foram descritas como "cordiais" e abordaram questões de "interesse comum

Reuters

Papa Leão 14 e presidente da Argentina, Javier Milei, durante encontro no Vaticano 07/06/2025 Vatican Media/Mario Tomassetti/­Handout via REUTERS
Papa Leão 14 e presidente da Argentina, Javier Milei, durante encontro no Vaticano 07/06/2025 Vatican Media/Mario Tomassetti/­Handout via REUTERS

Publicidade

O presidente da Argentina, Javier Milei, teve sua primeira audiência oficial com o papa Leão 14 no Vaticano neste sábado (7), onde confirmou que o pontífice visitará o país sul-americano, de acordo com o porta-voz da Presidência.

Nenhum outro detalhe sobre a visita planejada foi divulgado.

Milei tinha um relacionamento tenso com o papa Francisco, o falecido papa argentino que nunca retornou ao seu país natal durante seus 12 anos de papado, potencialmente sinalizando o início de um novo capítulo diplomático.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

“O papa confirmou ao presidente, durante nossa recente reunião, que visitará a Argentina”, escreveu Manuel Adorni, porta-voz da Presidência, por meio das redes sociais.

A visita papal pode ocorrer já no próximo ano, de acordo com o jornal argentino La Nación, como parte de uma turnê que incluiria paradas no Uruguai e no Peru, onde Leão, o primeiro papa norte-americano, residiu por quase 20 anos.

Milei, um aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não estava presente na cerimônia de posse do novo chefe da Igreja Católica devido a eleições legislativas regionais, às quais ele teve que comparecer.

Continua depois da publicidade

As discussões entre ambos neste sábado foram descritas como “cordiais” e abordaram questões de “interesse comum, como o progresso socioeconômico, a luta contra a pobreza e o compromisso com a coesão social, além de abordar os conflitos em andamento”, disse o Vaticano posteriormente em comunicado.

Milei se reuniu com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, na sexta-feira em Roma, como parte de sua visita.