Milei fecha evento de líderes empresariais em Bariloche em momento político positivo

Presidente da Argentina fortaleceu sua posição de embate com o Congresso contra o excesso de gastos públicos, após o Senado aprovar para seus membros um forte aumento salarial

Equipe InfoMoney

Hotel Llao Lalo, em Bariloche, onde Javier Milei encerrará evento de líderes empresariais (Llao Llao/Divulgação)

Publicidade

O presidente da Argentina, Javier Milei, fecha nesta sexta-feira (19), em Bariloche, o  fórum exclusivo de líderes empresariais que está endo realizado no luxuoso Hotel Llao Llao desde quarta-feira e que já contou com palestra dos presidentes Luis Lacalle Pou, do Uruguai, e Santiago Peña, do Paraguai, que adotam uma linha política mais conservadora, ao gosto do líder argentino

Milei está num momento de fortalecimento político interno e externo, ainda que enfrente os problemas macroeconômicos graves do país. Nesta semana, foi divulgado que a Argentina pediu oficialmente para integrar uma categoria de “parceiros globais” da Organização da Aliança do Tratado Norte (Otan), da qual apenas a Colômbia figura entre as nações latino-americanas.

Analistas também afirmam que sua posição de embate com o Congresso e de defesa de contenção de gastos públicos se fortaleceu ontem com a aprovação no Senado de um grande reajuste salarial. O salário bruto de um senador passará de 1,9 milhão de pesos argentinos (R$ 11,5 mil) para 6,7 ​​milhões (R$ 40,4 mil).

Continua depois da publicidade

No encerramento do evento, Milei deve falar da importância para o país da aprovação de seus decretos de desregulamentação da economia  e de redução de subsídios, do combate à inflação e das negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para receber novos empréstimos, que permitiriam no futuro a retirada das restrições cambiais no país – o chamado “cepo”.

A tranquilidade do Llao Llao foi perturbada durante os últimos três dias em consequência do fórum exclusivo, a portas fechadas para a imprensa. Há um bloqueio na estrada para impedir a chegada de manifestantes. O encontro é organizado todos os anos pelo empresário Eduardo Elsztain, do Grupo IRSA.

Entre os cerca de 120 convidados parava edição deste ano estavam previstos executivos dos grupos Globant, Auth0, Aleph, San Miguel, Arcor, Andreani, Luigi Bosca, Peñaflor, Satellogic e Etermax.