Publicidade
O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que está trabalhando para formar um bloco de governos de direita na América do Sul. Em entrevista à CNN, Milei disse que a região teria despertado do que chamou de “pesadelo do socialismo do século 21”. Segundo ele, há um movimento em curso de rejeição a esse modelo político.
Questionado sobre a criação de um grupo de países alinhados à direita, o presidente argentino respondeu: “Não tenha dúvidas, estou trabalhando ativamente para isso”. De acordo com Milei, ainda não há um nome definido para o bloco, mas as articulações envolveriam cerca de dez países.
Na entrevista, o presidente também criticou o socialismo de forma mais ampla. Para ele, trata-se de uma “farsa” usada para a tomada de poder e que resulta no empobrecimento da população. Milei afirmou ainda que a proposta do grupo em discussão seria “abraçar a liberdade e enfrentar o câncer do socialismo nas suas diferentes versões”, incluindo o que chamou de socialismo do século 21 e a agenda “woke”.
Continua depois da publicidade
Milei foi confrontado com a possível incoerência de seguir a agenda de Donald Trump, que prega afastamento da China, enquanto a Argentina mantém com os chineses uma importante plataforma comercial. Em resposta, Milei afirmou que a diretriz mencionada por Trump se refere ao campo geopolítico e não ao aspecto comercial, que, segundo ele, deve ser tratado de forma distinta.