Publicidade
PARIS, 14 Jan (Reuters) – Se a soberania de um país europeu aliado for afetada, as repercussões serão sem precedentes, disse o presidente francês Emmanuel Macron nesta quarta-feira durante uma reunião de gabinete, referindo-se à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para assumir o controle do território ártico.
‘Não subestimamos as declarações sobre a Groenlândia’, disse Macron, citado pela porta-voz do governo francês, Maud Bregeon.
‘Se a soberania de um país europeu e aliado for afetada, as repercussões serão sem precedentes. A França está monitorando a situação de perto e agirá em total solidariedade com a Dinamarca e sua soberania’, acrescentou.
Aproveite a alta da Bolsa!
No início do dia, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que havia uma forte relação entre a UE e a Groenlândia e que os groenlandeses poderiam contar com o apoio da UE.
Os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia se reunirão nesta quarta-feira com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na Casa Branca, após semanas de ameaças do presidente Donald Trump à Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca.
(Reportagem de Elizabeth Pineau e Louise Rasmussen)
