Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta quinta-feira com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, ocasião em que os dois conversaram sobre a situação na Venezuela e rejeitaram a tese de uma divisão do globo por zonas de influência das grandes potências.
‘Ao repudiar os ataques contra a soberania venezuelana, os dois líderes rejeitaram qualquer visão que possa implicar na divisão ultrapassada do mundo em zonas de influência. Reiteraram, nesse contexto, a defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre-comércio’, diz nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
Militares dos EUA capturaram o líder venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa na Venezuela em um ataque no sábado e os dois foram levados para Nova York, onde estão detidos.
Aproveite a alta da Bolsa!
O brasileiro também conversou nesta quinta-feira sobre a situação do país vizinho com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.
No telefonema à presidente do México, Lula aproveitou para convidar Sheinbaum para visitar o Brasil, em data a ser negociada, acrescentou o Planalto.