Lula e Maduro falaram na semana passada sobre Caribe e América do Sul, diz Planalto

De acordo com a Presidência da República, a conversa foi curta e tratou da situação na América do Sul e Caribe e da pacificação na região

Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicidade

O Palácio do Planalto confirmou oficialmente um telefonema entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ocorrido no dia 2 de dezembro.

De acordo com a Presidência da República, a conversa foi curta e tratou da situação na América do Sul e Caribe e da pacificação na região.

Essa foi a primeira conversa entre os dois presidentes desde antes da eleição presidencial na Venezuela, no ano passado. O governo brasileiro contestou o resultado do pleito — apontado por observadores internacionais como fraudulento — e não reconheceu a reeleição de Maduro.

Aproveite a alta da Bolsa!

O telefonema acontece em um momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faz um cerco à Venezuela e quer a saída de Maduro, com ameaças crescentes ao país.

Em conversa com Trump, Lula já se propôs a ser um mediador em negociações entre os dois países, mas não teve resposta do governo norte-americano.