Leia a íntegra do decreto de Trump que implementa tarifa de 50% sobre o Brasil

A medida foi justificada como resposta a uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional, política externa e economia norte-americana

Gabriel Garcia

Presidente dos EUA, Donald Trump 
15/07/2025
REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump 15/07/2025 REUTERS/Jonathan Ernst

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma ordem executiva que oficializa a aplicação de uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando para 50% o total de taxação contra o Brasil.

A medida foi justificada como resposta a uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional, política externa e economia norte-americana.

Ainda não está claro se a tarifa entra em vigor imediatamente ou só na sexta-feira (1º), para quando era esperada.

Continua depois da publicidade

Leia a íntegra do decreto divulgado pela Casa Branca:

Presidente Donald J. Trump Aborda Ameaças aos Estados Unidos pelo Governo do Brasil

ABORDANDO UMA EMERGÊNCIA NACIONAL: Hoje, o Presidente Donald J. Trump assinou uma Ordem Executiva implementando uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, elevando o total da tarifa para 50%, para lidar com políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, política externa e economia dos Estados Unidos.

USANDO INFLUÊNCIA PARA PROTEGER NOSSOS INTERESSES: O Presidente Trump reafirmou consistentemente seu compromisso em defender a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra ameaças estrangeiras, incluindo a proteção da liberdade de expressão, a proteção das empresas americanas contra coerção ilegal de censura e a responsabilização de abusadores de direitos humanos por seus comportamentos ilegais.

COLOCANDO A AMÉRICA EM PRIMEIRO LUGAR: Ao impor essas tarifas para enfrentar as ações irresponsáveis do Governo do Brasil, o Presidente Trump está protegendo a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra uma ameaça estrangeira. Em consonância com seu mandato eleitoral, o Presidente Trump também tomou outras ações para alcançar a paz por meio da força e garantir que a política externa reflita os valores, a soberania e a segurança dos EUA.