Ladrões roubam 30 milhões de euros com furadeira gigante na Alemanha

Mais de 3 mil cofres com dinheiro e itens preciosos foram arrombados

Erick Souza

Publicidade

Cerca de 30 milhões de euros, equivalentes a cerca de R$ 197 milhões de reais, foram roubados em dinheiro e objetos de valor na cidade de Gelsenkirchen, na Alemanha.

Os criminosos utilizaram uma furadeira de grande porte para atravessar as paredes e acessar o cofre principal de uma das agências do banco Sparkasse, conforme informações da polícia local. Mais de 3 mil cofres com dinheiros e itens valiosos, como ouro e joias, foram arrombados durante a ação.

O assalto foi realizado nesta terça-feira (30). Segundo a agência de notícias France Presse, os responsáveis pelo crime seguem foragidos. Em entrevista à agência, um dos porta-vozes da polícia comparou o assalto ao filme “Onze Homens e um Segredo”.

Continua depois da publicidade

“É necessário um grande conhecimento prévio e muita energia criminosa para planejar e executar isso”, disse a fonte. De acordo com as autoridades, os criminosos acessaram a agência a partir de um estacionamento, onde abriram caminho até a sala subterrânea do cofre principal.

Segundo os investigadores, os criminosos podem ter passado parte do final de semana dentro do cofre. O arrombamento só foi descoberto após inspeção dos serviços de emergência realizarem uma análise no local, depois do alarme de incêndio ter sido acionado na segunda-feira (29).

As mais de 3 mil caixas abertas no cofre tinham um valor médio de 10 mil euros de seguro. A polícia usou esses valores para estabelecer a estimativa de prejuízo em 30 milhões de euros. Algumas vítimas relataram aos policiais que os prejuízos ultrapassavam o valor do seguro.