Publicidade
Em declaração após Joe Biden desistir de concorrer à reeleição da Casa Branca, a sua vice e mais cotada para ser a nova cabeça de chapa do Partido Democrata, Kamala Harris, disse estar honrada de “ter o endosso do presidente” e que a “intenção é fazer por merecer e ganhar essa nomeação”.
Kamala classificou a desistência de Biden como “ato altruísta e patriótico”, e que ele está “fazendo o que sempre fez ao longo de sua vida de serviço: colocando o povo americano e o país acima de tudo”.
“Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata — e unir nossa nação — para derrotar Donald Trump e sua extrema agenda Projeto 2025. Temos 107 dias até o Dia da Eleição. Juntos, vamos lutar. E juntos, vamos vencer”, afirmou Kamala.
LISTA GRATUITA
Ações Fora do Radar
Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa
Biden encerrou sua campanha de reeleição neste domingo, depois que seus colegas democratas perderam a fé em sua acuidade mental e capacidade de derrotar Donald Trump, e anunciou seu endosso para que a vice-presidente Kamala Harris o substitua como candidata. Em uma postagem no X, Biden disse que permanecerá em seu papel como presidente e comandante-chefe até o final de seu mandato em janeiro de 2025 e se dirigirá à nação esta semana.
Sua declaração inicial não havia incluído o endosso a Kamala, mas alguns minutos depois ele expressou seu apoio. Kamala, 59 anos, pode ser tornar a primeira mulher negra a concorrer à Presidência como cabeça da chapa por um grande partido na história do país.
Saiba mais:
Continua depois da publicidade
- Eleições nos EUA: o que acontece após desistência de Biden
- Doadores deixaram reunião com Kamala Harris frustrados antes de Biden desistir
- Biden mudou abruptamente de ideia sobre deixar corrida eleitoral, diz fonte
- Trump diz que será mais fácil derrotar Kamala Harris do que seria vencer Biden
Não está claro se outros democratas seniores vão desafiar Kamala — que é vista como a escolha de muitos dirigentes do partido — ou se o próprio partido vai optar por abrir o campo para nomeações.
Confira na íntegra a declaração de Kamala Harris:
“Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden por sua liderança extraordinária como Presidente dos Estados Unidos e por suas décadas de serviço ao nosso país. Seu notável legado de realizações é incomparável na história moderna americana, superando o legado de muitos presidentes que serviram dois mandatos.
Continua depois da publicidade
É uma honra profunda servir como sua vice-presidente, e sou profundamente grata ao presidente, à Dra. Biden e a toda a família Biden. Conheci o presidente Biden através de seu filho Beau. Fomos amigos desde os tempos em que trabalhávamos juntos como procuradores-gerais de nossos estados natais. Enquanto trabalhávamos juntos, Beau me contava histórias sobre seu pai. O tipo de pai — e o tipo de homem — que ele era. E as qualidades que Beau reverenciava em seu pai são as mesmas qualidades, os mesmos valores, que vejo todos os dias na liderança de Joe como presidente: sua honestidade e integridade. Seu grande coração e compromisso com sua fé e sua família. E seu amor pelo nosso país e pelo povo americano.
Com este ato altruísta e patriótico, o presidente Biden está fazendo o que sempre fez ao longo de sua vida de serviço: colocando o povo americano e nosso país acima de tudo.
Estou honrada por ter o apoio do presidente e minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação. No último ano, viajei pelo país, conversando com os americanos sobre a escolha clara nesta eleição significativa. E é isso que continuarei a fazer nos próximos dias e semanas. Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata — e unir nossa nação — para derrotar Donald Trump e sua extrema agenda Projeto 2025.
Continua depois da publicidade
Temos 107 dias até o Dia da Eleição. Juntos, vamos lutar. E juntos, vamos vencer.”
(com Reuters)