Israel recupera restos mortais do último refém de Gaza, dizem militares

Militar israelense Ran Gvili será enterrado após identificação; devolução de restos mortais permite reabertura da passagem de Rafah

Reuters

Publicidade

26 Jan (Reuters) – Israel recuperou ‍os restos mortais ⁠do último refém mantido em ‍Gaza, disseram as Forças Armadas nesta segunda-feira, cumprindo uma condição ‌fundamental da fase inicial do plano do presidente dos EUA, Donald Trump, para acabar com a guerra em Gaza.

Os ‌restos mortais do policial ‌Ran Gvili foram identificados e serão devolvidos para o enterro, disseram os militares em um comunicado.

Israel afirmou que reabriria ‌a passagem fronteiriça de Rafah, em Gaza, com o ​Egito, a principal porta de entrada do enclave para o mundo, assim que os restos mortais de Gvili fossem devolvidos ou a operação de busca por seu corpo fosse concluída.

Aproveite a alta da Bolsa!

Gvili estava sendo mantido ​em ⁠Gaza desde ⁠que foi morto no Kibbutz Alumim durante ‌o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de ‍2023.

O Hamas e Israel concordaram com um cessar-fogo ​em outubro ‌sob pressão das potências regionais e de ‍Trump, que chamou o acordo de um primeiro passo em direção a uma ‘paz forte, duradoura e eterna’.

(Reportagem de Alexander Cornwell)