Israel iniciará negociações sobre 2ª fase de cessar-fogo em Gaza, diz ministro

Ministro israelense está ciente de um plano alternativo dos Estados árabes para Gaza, feito para combater a proposta de Trump

Reuters

Publicidade

Israel iniciará as negociações sobre a segunda fase do acordo de cessar-fogo em Gaza, incluindo a troca dos reféns israelenses restantes por detentos palestinos, disse o ministro das Relações Exteriores, Gideon Saar, nesta terça-feira (18), acrescentando que Israel exigiu a desmilitarização completa do enclave.

As negociações para a segunda fase do acordo deveriam estar em andamento antes do término da primeira fase em 2 de março, mas o Catar disse que as conversações ainda não começaram oficialmente.

Um “modelo Hezbollah” em Gaza não seria aceitável para Israel “e, portanto, precisamos de uma desmilitarização total de Gaza e nenhuma presença da Autoridade Palestina”, disse Saar em uma coletiva de imprensa.

Continua depois da publicidade

Ele acrescentou que Israel está ciente de um plano alternativo dos Estados árabes para Gaza, feito para combater a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconstruir a faixa sob o controle dos EUA, que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse ser digna de exploração.

Israel não apoiaria um plano que transferisse o controle civil de Gaza do Hamas para a Autoridade Palestina, acrescentou Saar.