Irã diz que pode diluir urânio enriquecido se todas as sanções forem suspensas

Diplomatas dos EUA e do Irã mantiveram conversações por meio de ‌mediadores de Omã na semana passada, em um esforço para reativar a diplomacia

Reuters

Ali Larijani em Beirute 13/8/2025 REUTERS/Aziz Taher
Ali Larijani em Beirute 13/8/2025 REUTERS/Aziz Taher

Publicidade

DUBAI, 9 Fev (Reuters) – O Irã pode concordar em ‍diluir seu urânio mais altamente enriquecido em troca ⁠do levantamento de todas as sanções financeiras, disse seu chefe atômico na ‍segunda-feira, uma das indicações mais diretas até agora de sua posição nas negociações com Washington.

Diplomatas dos EUA e do Irã mantiveram conversações por meio de ‌mediadores de Omã na semana passada, em um esforço para reativar a diplomacia, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, posicionou uma frota naval na região, aumentando os temores de uma nova ação militar.

As negociações seguem-se a uma repressão às manifestações antigovernamentais no Irã no mês passado, quando milhares de pessoas ‌foram mortas, a maior agitação interna desde a Revolução Islâmica de 1979.

Trump juntou-se a ‌uma campanha de bombardeios de Israel no ano passado e atingiu instalações nucleares iranianas. Ele também ameaçou no mês passado intervir militarmente durante os protestos, mas acabou recuando.

Washington exigiu que o Irã renunciasse ao seu estoque — estimado no ano passado pela agência nuclear da ONU em mais ‌de 440 kg — de urânio enriquecido com pureza físsil de até 60%, um pequeno passo abaixo dos 90% considerados adequados para armas.

O chefe da ​Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami, disse na segunda-feira: “A possibilidade de diluir urânio enriquecido a 60%… depende de, em troca, todas as sanções serem suspensas ou não”.

Continua depois da publicidade

Eslami, cujas declarações foram divulgadas pela agência de notícias iraniana ISNA, afirmou, no entanto, que outra proposta, enviar o urânio altamente enriquecido do Irã para outro país, não foi discutida nas negociações com autoridades norte-americanas.

ASSESSOR DE KHAMENEI VISITARÁ OMÃ

Ali Larijani, assessor próximo do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e secretário do conselho de segurança nacional, visitará Omã na terça-feira, após ​as negociações entre EUA e ⁠Irã no país, informou ⁠a agência de notícias semioficial Tasnim.

Continua depois da publicidade

“Durante esta viagem, (Larijani) se reunirá com autoridades de alto escalão do Sultanato ‌de Omã e discutirá os últimos desenvolvimentos regionais e internacionais e a cooperação bilateral em vários níveis”, disse a Tasnim.

A data e o local da próxima rodada de negociações ainda não foram anunciados. O presidente ‍do Irã, Masoud Pezeshkian, disse na segunda-feira que uma nova rodada de negociações seria “uma oportunidade apropriada para uma resolução justa e equilibrada ​deste caso” e que ‌um resultado desejado poderia ser alcançado se os EUA evitassem posições maximalistas e respeitassem seus compromissos.

O Irã ‍continuará pedindo o levantamento das sanções e insistirá em seus direitos nucleares, incluindo o enriquecimento, disse ele.

Continua depois da publicidade

Irã e EUA realizaram cinco rodadas de negociações no ano passado sobre a redução do programa nuclear de Teerã, com o processo fracassando principalmente devido a disputas sobre o enriquecimento de urânio dentro do Irã.