Presidente do parlamento do Irã ironiza negociações com EUA: “Grande erro”

"O inimigo promove seus interesses como se fossem notícia, ao mesmo tempo em que ameaça nossa nação. Um grande erro", escreveu o presidente do Parlamento do Irã

Estadão Conteúdo

Presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf 
27/11/2024
Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf 27/11/2024 Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

Publicidade

O presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, alertou nesta segunda-feira, 30, os “inimigos” do país, se referindo aos EUA e Israel, de que qualquer ataque contra o país persa será respondido com “vários” ataques de retaliação.

Ele também ironizou as declarações de lideranças norte-americanas sobre as negociações para o fim do conflito.

“O inimigo promove seus interesses como se fossem notícia, ao mesmo tempo em que ameaça nossa nação. Um grande erro”, escreveu Ghalibaf no X, acrescentando que o povo iraniano, “fará o inimigo se arrepender da agressão e reconquistará seus direitos.”

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que Ghalibaf estaria negociando com Washington em nome de Teerã. O iraniano é visto, por EUA e Israel, como a principal figura para suceder o aiatolá Mojtaba Khamenei na liderança do regime.