França apoia suspensão de acordo comercial entre UE e EUA, diz chanceler

Trump ameaçou com uma nova ‌onda de tarifas comerciais sobre algumas nações europeias ​até que ele tenha permissão para assumir o controle da Groenlândia.

Reuters

Chanceler francês Jean-Noel Barrot em Bruxelas 15/7/2025 REUTERS/Yves Herman
Chanceler francês Jean-Noel Barrot em Bruxelas 15/7/2025 REUTERS/Yves Herman

Publicidade

20 Jan (Reuters) – A ‍França apoia a ⁠suspensão de um acordo ‍comercial entre a União Europeia e os Estados ‌Unidos, disse o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noel Barrot, ao Parlamento do país nesta terça-feira, com ‌a intensificação da ‌disputa sobre o futuro da Groenlândia.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou com uma nova ‌onda de tarifas comerciais sobre algumas nações europeias ​até que ele tenha permissão para assumir o controle da Groenlândia.

‘A ameaça de tarifas alfandegárias (está) sendo usada como chantagem para obter concessões injustificáveis’, disse Barrot, acrescentando que a ​Comissão ⁠Europeia ⁠tem ‘instrumentos muito poderosos’ para responder às ‌ameaças de Trump.

O Parlamento Europeu está considerando suspender a implementação pela ‍UE do acordo comercial firmado com os ​Estados Unidos ‌no verão passado (no Hemisfério Norte) ‍em protesto contra as ameaças de Trump de confiscar a Groenlândia.

(Reportagem de Louise Rasmussen e Alessandro Parodi)