Publicidade
WASHINGTON (Reuters) – Uma deputada estadual democrata e seu marido foram assassinados neste sábado em um aparente “assassinato com motivação política”, enquanto um segundo parlamentar e sua esposa ficaram feridos em outro ataque, informou o governador do Estado norte-americano de Minnesota, Tim Walz.
“Uma tragédia indescritível ocorreu em Minnesota — minha amiga e colega, a presidente da Câmara Melissa Hortman e seu marido Mark foram baleados e mortos nesta manhã, no que pareceu ser um assassinato com motivação política”, disse ele a repórteres. “Nosso Estado perdeu uma grande líder.”
Walz disse que, em um segundo ataque, o senador John Hoffman e sua esposa, de Champlin, foram baleados várias vezes, passaram por cirurgia e que ele estava “cautelosamente otimista” de que eles sobreviveriam “a essa tentativa de assassinato”.
Continua depois da publicidade
“Isso foi um ato de violência política direcionada”, disse ele. “O diálogo pacífico é a base da nossa democracia. Não resolvemos nossas diferenças com violência ou à força de armas.”
As autoridades policiais disseram que o atirador estava se passando por um policial e fugiu após trocar tiros com a polícia, que respondeu aos ataques.
Uma operação de busca em larga escala pelo suspeito está em andamento, disseram.