Publicidade
Os Estados Unidos incluíram, nesta segunda-feira (24), o venezuelano Cartel de Los Soles na lista de organizações terroristas, a pedido de Donald Trump. A classificação dá aos EUA poder de aplicar novas sanções e atacar alvos ligados a Nicolás Maduro em todo o território venezuelano.
Segundo Departamento de Estado, Nicolás Maduro dirige um governo ilegítimo na Venezuela e seria o chefe d grupo, que atua no tráfico de drogas da América do Sul e que, segundo os EUA, tem o intuito de desestabilizar a sociedade americana.
“Com base na análise do processo administrativo reunido neste caso e em consulta com o Procurador-Geral e o Secretário do Tesouro, concluí que há fundamento fático suficiente para constatar a existência das circunstâncias relevantes descritas na Lei de Imigração e Nacionalidade, em relação ao Cartel de los Soles”, diz despacho assinado pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, publicado nesta segunda.
Continua depois da publicidade
“Portanto, designo a organização acima mencionada e seus respectivos nomes alternativos como Organização Terrorista Estrangeira”, diz o documento.
O governo americano ainda não apresentou as provas que teriam sido analisadas para sustentar as acusações.
A medida ocorre poucos dias após o secretário de Defesa, Pete Hegseth, ter anunciado a operação Lança do Sul, que mobiliza o Comando Sul e uma força-tarefa destinada a atingir organizações envolvidas no tráfico internacional alocadas na América Latina.
Além disso, segundo reportagem da Reuters, os EUA vão lançar uma nova fase de operações relacionadas à Venezuela, em meio a relatos de ações iminentes que se proliferaram nas últimas semanas.