EUA estão agora em situação estável após período conturbado com a China, diz Bessent

O secretário do Tesouro dos EUA afirmou que o governo monitorará o cumprimento de encomendas de jatos por Pequim e defendeu que o corte de impostos corporativos eleva a produção

Estadão Conteúdo

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, depõe em audiência na Câmara dos Deputados, no Capitólio, em Washington, em 4 de fevereiro de 2026. REUTERS/Kylie Cooper
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, depõe em audiência na Câmara dos Deputados, no Capitólio, em Washington, em 4 de fevereiro de 2026. REUTERS/Kylie Cooper

Publicidade

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira (3) que, depois de um período conturbado com a China, a relação com o país agora está em uma situação “bastante estável”.

Em testemunho ao Senado americano, Bessent disse que o governo Trump acompanhará o cumprimento do compromisso da Boeing com a China durante a visita do presidente Xi Jinping aos EUA no final do ano. Também “vamos ver se a China se compromete a fazer compras maiores da Boeing”, enfatizou. Pequim concordou em encomendar 200 jatos da Boeing durante a visita de Trump ao país no começo de maio.

O secretário ainda comentou que está focado no legado de “preços predatórios” chineses em minerais e que espera que a potência asiática abra seus mercados cada vez mais.

Segundo ele, os EUA têm todos os elementos para uma economia muito forte e que a redução de impostos corporativos aumenta a capacidade de produção. “A redução do imposto corporativo não é um presente”, acrescentou.