EUA dizem que vão controlar vendas de petróleo venezuelano por tempo indeterminado

Secretário de energia dos EUA disse que é necessário alavancar o controle das vendas para que seja possível "impulsionar a mudança necessária na Venezuela"

Caio César

Publicidade

Os Estados Unidos irão controlar as vendas de petróleo venezuelano, sancionado durante o governo de Donald Trump, por um período indefinido, enquanto buscam reverter as restrições ao petróleo do país nos mercados globais. O anúncio foi feito pela Casa Branca nesta quarta-feira (7).

Questionado sobre a decisão, o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, afirmou que o controle das vendas é necessário para “impulsionar a mudança necessária na Venezuela”.

“Em vez de o petróleo ser bloqueado, como é agora, vamos deixar o petróleo fluir para as refinarias dos EUA e em todo o mundo para trazer melhores suprimentos de petróleo”, explicou Wright. “Vamos comercializar o petróleo que sai da Venezuela, primeiro esse petróleo armazenado e, indefinidamente, daqui para frente, vamos vender a produção extraída”, disse.

Autoridades da Casa Branca também informaram que já tomaram as medidas necessárias para iniciar a comercialização do petróleo e que o governo está trabalhando com bancos-chave e empresas de commodities para viabilizar as vendas.

O dinheiro arrecadado será depositado em contas controladas pelos EUA, que, segundo Trump, serão utilizadas para beneficiar tanto o povo venezuelano quanto o americano.

O petróleo já produzido será transportado da Venezuela para docas de descarregamento nos EUA, onde será refinado e posteriormente vendido.

Continua depois da publicidade

A Venezuela, que possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo, tem enfrentado dificuldades na extração e escoamento do produto nos últimos governos. O desvio do petróleo já envasado poderá impactar diretamente compradores internacionais, como a China.