Publicidade
Três jatos militares russos violaram o espaço aéreo da Estônia, membro da Otan, por 12 minutos nesta sexta-feira (19), em uma incursão “descarada e sem precedentes”, disse o governo, em meio a tensões crescentes no flanco leste da aliança.
O incidente ocorre pouco mais de uma semana depois que mais de 20 drones russos entraram no espaço aéreo polonês na noite de 9 para 10 de setembro, levando jatos da Otan a derrubar alguns deles e as autoridades ocidentais a dizer que a Rússia estava testando a prontidão e a determinação da aliança.
Também ocorre três dias após as forças militares russas e bielorrussas encerrarem exercícios militares conjuntos, chamados Zapad 2025.
Continua depois da publicidade

Rússia realiza testes de mísseis com submarinos nucleares no Pacífico
Ministério da Defesa afirma que objetivo foi treinar a proteção de rotas marítimas estratégicas

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami
O epicentro do terremoto foi localizado 127 quilômetros a leste de Petropavlovsk-Kamchatsky e ocorreu às 6h58 da manhã desta sexta-feira
Tallinn disse na sexta-feira que os três caças MiG-31 entraram no espaço aéreo da Estônia sem permissão e permaneceram lá por um total de 12 minutos.
“A Rússia já violou o espaço aéreo da Estônia quatro vezes este ano, o que é inaceitável por si só, mas a violação de hoje, durante a qual três caças entraram em nosso espaço aéreo, é de uma audácia sem precedentes”, disse o ministro das Relações Exteriores, Margus Tsahkna.
“A agressividade e os testes de fronteiras cada vez maiores da Rússia precisam ser respondidos com o rápido fortalecimento da pressão política e econômica.”
O Ministério da Defesa russo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, mas seus jatos sobrevoam rotineiramente o Mar Báltico, entre a Rússia continental e seu exclave de Kaliningrado, onde a Frota Russa do Báltico está baseada.
“Hoje cedo, jatos russos violaram o espaço aéreo estoniano. A Otan respondeu imediatamente e interceptou a aeronave russa. Este é mais um exemplo do comportamento imprudente da Rússia e da capacidade de resposta da Otan”, disse um porta-voz da Otan no X.
A Casa Branca e o Departamento de Estado dos EUA não retornaram imediatamente os pedidos de comentário.
Continua depois da publicidade
“Isso não foi um acidente”, disse a chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, em comentários transmitidos por um porta-voz.
A Estônia informou que convocou o principal diplomata russo no país para apresentar um protesto e entregar uma nota.
O país pediu à Otan para abrir consultas sob o artigo 4 do tratado da aliança, que afirma que os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte consultarão entre si sempre que, na opinião de qualquer um deles, o território, a independência política ou a segurança de qualquer um deles estiver sob ameaça.
Continua depois da publicidade
Uma fonte europeia disse que os jatos russos voaram cerca de 9 km no espaço aéreo da Otan antes que os F-35 italianos os expulsassem.
Apoiadora ferrenha da Ucrânia, Tallinn disse em maio que Moscou havia enviado brevemente um jato de combate para o espaço aéreo da Otan sobre o Mar Báltico durante uma tentativa de parar um petroleiro com destino à Rússia que se acredita ser parte de uma “frota fantasma” que desafia as sanções ocidentais contra Moscou.