Estados Unidos interceptam mais um navio perto da Venezuela, dizem autoridades

No sábado, o governo da Venezuela, em uma declaração oficial, caracterizou as ações das forças dos EUA como “criminosas”

Amanda Garcia Agências de notícias

Publicidade

Os Estados Unidos interceptaram outro navio na costa da Venezuela em águas internacionais, disseram duas autoridades norte-americanas à Reuters neste domingo, a segunda operação desse tipo neste fim de semana.

A ação ocorre dias depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um “bloqueio” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela.

As autoridades, que falaram sob condição de anonimato, não disseram qual embarcação foi interceptada e não forneceram um local específico da operação.

Continua depois da publicidade

Resposta da Venezuela

No sábado, o governo da Venezuela, em uma declaração oficial, caracterizou as ações das forças dos EUA como “criminosas” e prometeu não as deixar “impunes”, buscando várias vias legais, incluindo a apresentação de queixas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os Estados Unidos interceptaram um petroleiro de bandeira panamenha em águas venezuelanas ontem.

“A República Bolivariana da Venezuela denuncia e rejeita categoricamente o roubo e sequestro de outra embarcação privada transportando petróleo venezuelano, bem como o desaparecimento forçado de sua tripulação, perpetrado por militares dos Estados Unidos em águas internacionais”, segundo a declaração.

*Com Reuters e Agência Estado