Publicidade
O vice-secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), Christopher Landau, acusou Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), de destruir “a historicamente próxima relação do Brasil com os Estados Unidos”.
“O que está acontecendo agora no Brasil reforça esse ponto: um único ministro do Supremo Tribunal Federal usurpou poder ditatorial ao ameaçar líderes dos outros poderes, ou suas famílias, com prisão, detenção ou outras penalidades”, afirmou sobre Moraes, que subverteria a separação formal dos poderes ao “intimidar os outros a renunciar suas prerrogativas constitucionais”.
O vice-secretário disse ainda que é sempre possível negociar com líderes do poder executivo e legislativo, mas não com um juiz, que deve manter a pretensão de que todas as suas ações são ditadas pela lei.
Continua depois da publicidade
“Nos encontramos em um beco sem saída onde o usurpador se veste com a aparência do Estado de Direito e os outros poderes insistem que são impotentes para agir”, disse. Landau encerrou seu post afirmando que os EUA querem retornar à histórica amizade com a “grande nação do Brasil”.