Cubanos residentes no exterior poderão investir e possuir negócios na ilha

O governo do presidente Donald Trump impôs um bloqueio de petróleo ao governo cubano

Estadão Conteúdo

Um homem observa o navio Papaloapan, que navega sob bandeira mexicana e está carregado com ajuda humanitária, entrar na baía de Havana dias depois de o governo da ilha, comandado pelos comunistas, anunciar medidas de racionamento cada vez mais rígidas para enfrentar os esforços dos Estados Unidos para cortar o abastecimento de combustível da ilha, em Havana, Cuba, 12 de fevereiro de 2026. REUTERS/Norlys Perez     TPX IMAGES OF THE DAY
Um homem observa o navio Papaloapan, que navega sob bandeira mexicana e está carregado com ajuda humanitária, entrar na baía de Havana dias depois de o governo da ilha, comandado pelos comunistas, anunciar medidas de racionamento cada vez mais rígidas para enfrentar os esforços dos Estados Unidos para cortar o abastecimento de combustível da ilha, em Havana, Cuba, 12 de fevereiro de 2026. REUTERS/Norlys Perez TPX IMAGES OF THE DAY

Publicidade

Cubanos residentes no exterior agora poderão investir e possuir empresas na ilha, anunciou nesta segunda-feira, 16, um alto funcionário da área econômica, em um anúncio de uma reforma crucial em um momento em que a economia enfrenta dificuldades devido à intensa pressão dos Estados Unidos.

“Cuba está aberta a ter uma relação comercial fluida com empresas americanas” e “também com cubanos residentes nos Estados Unidos e seus descendentes”, disse Oscar Perez-Oliva Fraga, ministro do Comércio Exterior e vice-primeiro-ministro, à NBC News.

O governo do presidente Donald Trump impôs um bloqueio de petróleo ao governo cubano, enquanto Washington pressiona por uma mudança de regime, tornando a vida ainda mais difícil para as pessoas que já sofrem com a escassez de alimentos e apagões frequentes, em uma Cuba comunista que enfrenta dificuldades sob as sanções comerciais dos EUA desde 1962.