Cuba diz que 4 morreram após lancha vinda da Flórida abrir fogo em suas águas

Outras sete pessoas ficaram feridas, sendo que seis estavam a bordo da lancha e a outra é o comandante de patrulha de fronteira de Cuba

Reuters

Bandeiras dos Estados Unidos e de Cuba na embaixada dos EUA em Havana
13/05/2024 (Foto: REUTERS/Alexandre Meneghini)
Bandeiras dos Estados Unidos e de Cuba na embaixada dos EUA em Havana 13/05/2024 (Foto: REUTERS/Alexandre Meneghini)

Publicidade

Quatro ⁠pessoas morreram e outras ⁠sete ficaram feridas nesta quarta-feira ‌depois que uma lancha vinda da Flórida entrou em águas cubanas ‌e abriu fogo contra forças cubanas, que revidaram, informou o Ministério do Interior de Cuba.

Todas as quatro vítimas mortais estavam a ⁠bordo ‌da lancha rápida com ⁠base na Flórida e outras seis ficaram feridas, informou Cuba. Além disso, o comandante cubano do barco da patrulha de ​fronteira ficou ferido, informou Cuba.

Os agressores estrangeiros feridos receberam atendimento médico, ​informou Cuba.

Continua depois da publicidade

O incidente ocorreu em meio a uma tensão crescente entre Cuba e os Estados Unidos, que bloquearam praticamente ‌todos os embarques de ​petróleo para a ilha, aumentando a pressão sobre o governo comunista. Forças norte-americanas capturaram ⁠o ​presidente venezuelano ​Nicolás Maduro em Caracas em 3 de ⁠janeiro, removendo do ​poder um importante aliado de Cuba.

“Diante dos desafios atuais, Cuba reafirma seu ​compromisso de proteger suas águas territoriais, com base no ​princípio de ⁠que a defesa nacional é um pilar fundamental ⁠para o Estado cubano na salvaguarda de sua soberania e estabilidade na região”, afirmou um comunicado cubano.