Publicidade
As companhias aéreas de Israel El Al, Israir e Arkia disseram na sexta-feira que estavam retirando seus aviões do país, horas depois que Israel lançou ataques generalizados contra o Irã e se preparava para retaliação.
Os aviões foram transportados sem passageiros, afirmou um porta-voz do Aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv, que na sexta-feira fechou até novo aviso.

Israel fecha embaixadas ao redor do mundo após ataque ao Irã
As declarações afirmam que Israel não fornecerá serviços consulares e o país pede aos cidadãos que cooperem com os serviços de segurança

Irã lança mais de 100 drones contra Israel após ataque e promete “força total”
Teerã promete resposta “com força total” e diz que EUA também serão responsabilizados; Israel afirma ter interceptado todos os artefatos
A Israir disse que estava retirando e realocando suas aeronaves do aeroporto, acrescentando que isso fazia parte de um plano de contingência desenvolvido nos últimos dias.
Continua depois da publicidade
A El Al declarou que estava transferindo as aeronaves para fora de Israel “para nossos destinos” e a Arkia se recusou a dizer para onde elas estavam sendo transferidas.
Os dados de rastreamento de voos mostraram vários aviões deixando Tel Aviv na manhã de sexta-feira, horário local.
Vários voos da Israir foram para o Chipre e várias aeronaves da El Al foram levadas para aeroportos na Europa, segundo dados do Flightradar24.