China reitera que questão do fentanil é responsabilidade dos EUA

Comentários vieram um dia após Trump opinar que a China deveria condenar responsáveis pela produção e transporte de fentanil à pena de morte

Estadão Conteúdo

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, participa de uma coletiva de imprensa em Pequim, China, em 10 de abril de 2025. REUTERS/Tingshu Wang
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, participa de uma coletiva de imprensa em Pequim, China, em 10 de abril de 2025. REUTERS/Tingshu Wang

Publicidade

A China reiterou nesta quinta-feira, 17, que a questão do fentanil é um “problema dos EUA”, e não de Pequim. “A responsabilidade cabe aos próprios EUA”, disse o porta-voz do ministério de Relações Exteriores chinês, Lin Jian, em coletiva de imprensa diária. “Os EUA ignoraram a boa vontade de Pequim e impuseram tarifas de forma irracional à China por causa do fentanil, o que afetou severamente o diálogo e a cooperação entre (os países) na área de controle de drogas e também prejudicou seriamente os interesses chineses.”

Os comentários vieram um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, opinar que a China deveria condenar responsáveis pela produção e transporte de fentanil à pena de morte.

“Se os EUA realmente desejam cooperar com a China, devem enfrentar os fatos objetivos e engajar-se em um diálogo com a China de maneira igualitária, respeitosa e mutuamente benéfica”, acrescentou o porta-voz.