China pede a cidadãos do país que pensem duas vezes antes de viajarem para os EUA

Recomendação ocorre após Pequim retaliar novamente contra as novas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — O governo do presidente chinês Xi Jinping está pedindo aos cidadãos chineses que pensem duas vezes antes de embarcar em um voo para os EUA, ampliando a resposta de Pequim aos altos aumentos de tarifas do governo Trump.

“Diante da piora das relações comerciais entre China e EUA e das preocupações com a segurança nos Estados Unidos, o Ministério da Cultura e Turismo aconselha os cidadãos chineses a avaliarem cuidadosamente os riscos de viajar para os Estados Unidos e a procederem com cautela”, afirmou o ministério em um alerta na noite de quarta-feira.

Essa medida ocorreu após Pequim retaliar novamente contra as novas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, anunciando que imporia uma taxa de 84% sobre todas as importações dos EUA, agitando os mercados e aprofundando a guerra comercial entre as maiores economias do mundo.

Continua depois da publicidade

O Ministério da Educação da China também alertou os estudantes do país sobre a avaliação dos riscos de segurança relacionados aos estudos em “certos estados americanos”, citando um novo projeto de lei aprovado em Ohio.

Durante a crise da Covid-19, a China emitiu um alerta de viagem contra os EUA em abril de 2020, quando o Ministério da Cultura e Turismo solicitou aos cidadãos que não viajassem para lá devido ao “excesso de medidas de prevenção à Covid-19 e à situação de segurança interna”.

© 2025 Bloomberg L.P.