Chile se despede de Sebastián Piñera em funeral de três dias

Piñera morreu ontem, após o helicóptero que pilotova cair e afundar no Lago Ranco; ele teria pedido que os demais passageiros saltassem do aparelho; enterro será realizado na sexta-feira

Roberto de Lira

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera (Daniel Leal-Olivas/Pool via Reuters)

Publicidade

O Chile começou hoje a cerimônia fúnebre de três dias em homenagem ao ex-presidente Sebastián Piñera, que morreu na terça-feira (6), após o helicóptero que ele pilotava cair no Lago Ranco. O funeral de Estado está marcado para a sexta-feira (9), após homenagens no Congresso e no palácio presidencial de La Moneda.

Piñera era um piloto com mais de 20 anos de experiência e, segundo a mídia local, avisou os demais passageiros para saltarem no lado antes do acidente. Entre eles estava a irmã do ex-presidente, seu sobrinho e um empresário, que se salvaram. Piñera, no entanto, afundou junto com o helicóptero e se afogou. A causa oficial da morte foi “asfixia por submersão”.

O corpo do ex-presidente chegou nesta manhã em Santiago e o cortejo seguiu para o salão de honra do antigo Congresso Nacional. Após uma série de homenagens e discursos, a visitação pública será permitida das 11h às 20h da quinta-feira. No dia seguinte, o caixão será transferido em carruagem para a Catedral Metropolitana, para uma missa.

Planilha Gratuita

Fuja dos ativos que rendem menos com essa ferramenta gratuita

Baixe a Calculadora de Renda Fixa do InfoMoney e compare a rentabilidade dos ativos

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Às 13 horas, o cortejo fúnebre será transferido da catedral para o Palácio de La Moneda, onde vai ser realizada uma homenagem na sede do Governo. No cemitério Parque del Memoria, a cerimônia será privada para familiares e amigos próximos.