Publicidade
A Casa Branca iniciou nesta segunda-feira (20) a demolição parcial do East Wing, ala histórica do edifício, para dar lugar à construção do novo salão de festas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Equipes de construção utilizaram guindastes para remover grandes partes da entrada coberta e janelas da ala.
Leia mais: Casa Branca revela projeto de US$ 200 milhões para salão de festas sonhado por Trump
Trump já havia declarado que o investimento de US$ 250 milhões para a ampliação do salão seria feito próximo à estrutura existente, sem alterar o edifício original. “Não vai interferir no prédio atual. Vai ficar perto, mas sem tocar — e respeita totalmente o edifício existente, do qual sou o maior fã”, afirmou o presidente em julho. “É meu lugar favorito. Eu amo ele.”
Continua depois da publicidade
O East Wing, construído em 1902 e modificado pela última vez em 1942, é parte fundamental da residência oficial do presidente americano, que serve como símbolo histórico há mais de dois séculos.
Até o momento, nem Trump nem representantes da Casa Branca comentaram sobre a demolição ou explicaram por que a construção parece ter danificado parte do East Wing, contrariando as declarações anteriores do presidente.
A ampliação do salão de festas faz parte de um projeto ambicioso que visa modernizar espaços da Casa Branca, mas tem gerado controvérsia devido ao impacto na estrutura histórica e ao custo elevado.