Buffett diz que não fala com Bill Gates “desde que tudo veio à tona” no caso Epstein

Buffett elogia parceria filantrópica com Gates, mas diz que escândalo precisa “ser esclarecido” antes de voltar a falar com o bilionário

Gabriel Garcia

O megainvestidor Warren Buffett (à direita), ao lado do fundador da Microsoft Bill Gates, em 04/05/2024 REUTERS/Rick Wilking
O megainvestidor Warren Buffett (à direita), ao lado do fundador da Microsoft Bill Gates, em 04/05/2024 REUTERS/Rick Wilking

Publicidade

Warren Buffett afirmou que não conversa com Bill Gates “desde que tudo veio à tona” sobre o envolvimento do cofundador da Microsoft com Jeffrey Epstein. Em entrevista à CNBC, o chairman da Berkshire Hathaway disse que interrompeu o contato com Gates após a divulgação dos chamados “Arquivos Epstein”.

Buffett, que desde 2006 já doou mais de US$ 43 bilhões à Fundação Bill & Melinda Gates, disse que prefere se manter distante do caso para não acabar envolvido formalmente nas investigações. “Não quero estar numa posição em que eu saiba de coisas e possa ser chamado como testemunha”, afirmou.

Questionado se ainda é um “bom amigo” de Gates, o investidor relembrou a parceria na criação do The Giving Pledge, compromisso de grandes bilionários de destinar parte relevante de suas fortunas à filantropia, mas evitou cravar qualquer retomada de diálogo.

Continua depois da publicidade

O caso Epstein continua a gerar forte desgaste para Gates. Em fevereiro, segundo o Wall Street Journal, Gates pediu desculpas à equipe da fundação por sua associação com Epstein e admitiu ter mantido casos extraconjugais com duas mulheres russas, algo que teria sido explorado por Epstein. “Não fiz nada ilícito. Não vi nada ilícito”, disse Gates, de acordo com o jornal.

Buffett também fez comentários duros sobre Epstein, a quem chamou de “talvez o maior golpista de todos os tempos”. Segundo o investidor, o financista explorou fraquezas de homens poderosos – como busca por sexo e por esquemas para pagar menos impostos – para construir sua rede de influência.

Buffett disse ainda que Gates poderia tê-lo convidado a encontrar Epstein em Nova York, mas isso nunca aconteceu. “Eu tenho de agradecê-lo por não ter feito isso”, afirmou, ponderando em seguida: “Mas você também não pode fugir do que aconteceu.”