“Borboleta Cósmica”: como foi formada a imagem capturada por telescópio no Chile

A Nebulosa da Borboleta, fotografada pelo telescópio Gemini Sul, revela asas brilhantes formadas por gás expelido de uma estrela anã branca, localizada a milhares de anos-luz na constelação de Escorpião

Estadão Conteúdo

Publicidade

A impressionante imagem de uma majestosa e graciosa borboleta cósmica é uma formação astronômica capturada por um telescópio no Chile, parecendo asas de borboleta devido a complexos processos estelares.

No centro desta nebulosa bipolar encontra-se uma estrela anã branca que, há muito tempo, expilou suas camadas externas de gás. O gás expelido forma as asas semelhantes a asas de borboleta que se projetam da estrela envelhecida, cujo calor faz com que o gás brilhe.

Fotografada pelo telescópio Gemini Sul, a Nebulosa da Borboleta, cujo nome é bastante apropriado, está localizada a uma distância de 2.500 a 3.800 anos-luz na constelação de Escorpião. Um ano-luz equivale a 6 trilhões de milhas.

Continua depois da publicidade

O NoirLab, da Fundação Nacional de Ciência (NSF), divulgou a imagem em 26 de novembro. Estudantes chilenos escolheram este objeto astronômico para celebrar os 25 anos de operação do Observatório Internacional Gemini. Fonte: Associated Press.