Bill Gates critica visão “apocalíptica” sobre o clima e pede combate à pobreza na COP

Fundador da Microsoft cobra prioridade ao bem-estar humano na COP30, que começa na semana que vem em Belém

Bloomberg

Bill Gates, presidente da Fundação Gates, durante o Fórum Global de Negócios da Bloomberg Philanthropies 2025 em Nova York, EUA, na quarta-feira, 24 de setembro de 2025. (Foto: Bloomberg)
Bill Gates, presidente da Fundação Gates, durante o Fórum Global de Negócios da Bloomberg Philanthropies 2025 em Nova York, EUA, na quarta-feira, 24 de setembro de 2025. (Foto: Bloomberg)

Publicidade

Em um memorando publicado nesta terça-feira (28), Gates questionou o que chamou de “visão apocalíptica das mudanças climáticas”.

Segundo ele — que há anos defende a necessidade de combater o aquecimento global — priorizar exclusivamente a redução das temperaturas pode fazer com que temas como saúde e desigualdade fiquem em segundo plano.

“As mudanças climáticas são sérias, mas já fizemos grandes avanços”, afirmou. “Precisamos continuar apoiando as inovações que ajudarão o mundo a zerar as emissões. Mas não podemos cortar recursos de programas de saúde e desenvolvimento — que tornam as pessoas mais resilientes diante das mudanças climáticas — para isso.”

Continua depois da publicidade

Para Gates, é hora de “colocar o bem-estar humano no centro das estratégias climáticas, o que inclui reduzir a zero o prêmio verde e melhorar a agricultura e a saúde nos países pobres”.

O empresário, que neste ano demitiu parte da equipe de sua organização voltada ao clima, a Breakthrough Energy, alertou que o pessimismo excessivo tem levado ativistas a focar demais em metas imediatas de emissões, desviando recursos de soluções mais eficazes para melhorar a vida em um planeta mais quente.

Ele disse que a conferência climática da ONU, a COP30 — que será realizada no Brasil no próximo mês — deve concentrar esforços em adaptar-se à realidade e garantir que o bem-estar humano seja prioridade.

“Esta é uma oportunidade para redirecionar o foco ao indicador que deve valer mais do que emissões ou variação de temperatura: melhorar vidas”, afirmou. “A COP30 acontece em um momento em que é fundamental obter o máximo retorno de cada dólar gasto para ajudar os mais pobres.”

Gates reconheceu que suas declarações podem atrair críticas de parte dos ativistas climáticos, mas enfatizou que continua considerando o combate às mudanças climáticas uma prioridade. Ele disse que sua visão é influenciada pelo trabalho da Fundação Gates, cuja principal missão é promover saúde e desenvolvimento em países pobres.

“Às vezes, o mundo age como se qualquer esforço contra as mudanças climáticas tivesse o mesmo valor que outro”, disse. “Como resultado, projetos menos eficazes acabam desviando recursos e atenção de iniciativas com maior impacto na vida das pessoas — especialmente as que tornam viável eliminar todas as emissões de gases de efeito estufa e reduzem a pobreza extrema com melhorias em agricultura e saúde.”

Continua depois da publicidade

© 2025 Bloomberg L.P.