Biden vota antecipadamente em Harris e nega presença limitada na campanha

Presidente dos EUA disse que fez "muita barriga de aluguel" na disputa, mas que também precisava trabalhar como presidente no período

Equipe InfoMoney

O presidente dos EUA, Joe Biden, vota em New Castle, no Delaware 28/10/2024 (Foto: Craig Hudson/Reuters)
O presidente dos EUA, Joe Biden, vota em New Castle, no Delaware 28/10/2024 (Foto: Craig Hudson/Reuters)

Publicidade

O presidente norte-americano, Joe Biden, votou antecipadamente nesta segunda-feira (28) na eleição presidencial dos Estados Unidos, optando naturalmente pela vice-presidente democrata Kamala Harris, que enfrenta o republicano Donald Trump.

O presidente, que desistiu da candidatura à reeleição em julho, esperou na fila junto com algumas dezenas de eleitores em sua seção em New Castle, no Estado de Delaware, e rejeitou a sugestão de que não teria sido convidado a participar mais ativamente da campanha de Harris.

“Bem, eu fiz muita barriga de aluguel”, disse Biden, “mas o fato é que sempre tive que ser presidente ao mesmo tempo”, desconversou.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Uma seleção mensal de títulos corporativos negociados no exterior para você investir em dólar.

Biden fez campanha com Harris apenas algumas vezes, mas seu papel limitado, lembra o site especializado Politico. Ele esteve, por exemplo, em Pittsburgh no final de semana e está programado para fazer campanha na Filadélfia na próxima sexta-feira.

O presidente ridicularizou o comício “cheio de ódio” do candidato republicano Trump no Madison Square Garden no domingo como “simplesmente embaraçoso”.

Biden esperou na fila com cerca de 50 outros eleitores, incluindo alguns que estavam votando pela primeira vez, e um homem que usava um boné vermelho que dizia “Eleja aquele ‘filho da p… de novo’”. Em algum momento, Biden ajudou a empurrar a cadeira de rodas de uma idosa à sua frente na fila.

Continua depois da publicidade

Foi uma última semana de campanha muito diferente do que Biden imaginou. Mas quando o presidente – que abandonou sua candidatura após um desempenho desastroso em um debate – foi questionado se o momento era agridoce, ele simplesmente respondeu: “Isso é doce”.

(Com Reuters)