ASSISTA: Complexo histórico de Xangai é realocado com ajuda de 432 robôs

Os robôs movimentam a estrutura a uma média de 10 metros por dia

Camille Bocanegra IA InfoMoney

Publicidade

Um complexo tradicional no estilo shikumen, com área total de 4.030 metros quadrados e peso estimado em 7.500 toneladas, está sendo cuidadosamente realocado para garantir sua preservação. A operação, considerada a maior do tipo na China, conta com o auxílio de 432 pequenos robôs que movimentam as estruturas a uma média de 10 metros por dia, conforme reportagem do China Daily.

Localizado no distrito de Jing’an, o complexo Huayanli, construído entre as décadas de 1920 e 1930, é composto por três edificações de tijolo e madeira que formam um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade, com mais de 140 anos de história. A realocação temporária é necessária para viabilizar a construção de um espaço subterrâneo de três andares sob o local, que abrigará áreas culturais, comerciais, mais de 100 vagas de estacionamento e conexões entre as linhas 2, 12 e 13 do metrô de Xangai.

Segundo a Shanghai Construction No 2 (Group) Co Ltd, responsável pela obra, o projeto enfrenta desafios únicos devido à densidade das construções históricas e às ruas estreitas do complexo, que dificultam o acesso e a movimentação de equipamentos convencionais. Para superar essas barreiras, a equipe utilizou mini-robôs autônomos para trabalhos de fundação, capazes de navegar por portas e corredores estreitos, além de sistemas de modelagem 3D e escaneamento por nuvem de pontos para mapear com precisão as estruturas e evitar danos.

Aproveite a alta da Bolsa!

“Projetamos múltiplas rotas curvas de transporte para remoção de solo, implementando um sistema estilo linha de fábrica com guindastes sobre trilhos e correias transportadoras para minimizar a interrupção enquanto mantemos alta eficiência”, explicou Zhang Yi, gerente geral da empresa de construção de renovação urbana da Shanghai Construction No 2 (Group), ao jornal chinês.

A expectativa é que o complexo retorne à sua localização original até o próximo sábado, integrando a preservação do patrimônio histórico com modernas instalações subterrâneas, conectando o local a arranha-céus, áreas comerciais e residenciais vizinhas, conforme informações da Shanghai Jing’an Real Estate Group.