Publicidade
O governo da Argentina afirmou nesta quinta-feira (2) que protocolou uma queixa junto ao Tribunal Penal Internacional (TPI) contra a Venezuela, que prendeu um membro de suas forças de segurança, chamando o ato de “desaparecimento forçado”.
As tensões entre os países sul-americanos cresceram desde que Javier Milei assumiu a Presidência da Argentina no fim de 2023. Os problemas se intensificaram depois da polêmica eleição presidencial venezuelana, em julho, na qual o atual presidente, o socialista Nicolás Maduro, reivindicou vitória.
No mês passado, a Argentina acusou a Venezuela de prender Nahuel Gallo, membro de suas forças de segurança, após ele ter tentado entrar na Venezuela, a partir da Colômbia, para visitar sua família. Os argentinos exigem sua soltura imediata.
Aproveite a alta da Bolsa!
Entretanto, promotores venezuelanos afirmaram nesta semana que Gallo está sendo investigado por ligações com um grupo que planeja ações “terroristas” e desestabilizadoras contra o país.
“O governo da Argentina continuará usando todos os recursos legais e diplomáticos para garantir os direitos de seu cidadão, Nahuel Gallo”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores argentino em comunicado.