Publicidade
Tempestades provocaram alagamentos e levaram o estado de Nova Jersey a decretar emergência na segunda-feira (14). Nova York também foi fortemente afetada, com paralisações no metrô, interrupções em estradas e voos cancelados nos principais aeroportos da região.
O alerta de emergência foi emitido pelo governador de Nova Jersey, Phil Murphy, após fortes chuvas atingirem o estado e causarem inundações repentinas, principalmente no condado de Union. A orientação das autoridades foi clara: evitar deslocamentos desnecessários e manter-se em locais seguros.
Em Nova York, todos os cinco distritos entraram em alerta de inundação. A cidade orientou moradores de apartamentos subterrâneos a se prepararem para evacuar, especialmente durante a madrugada. “Esteja alerta. Inundações podem ocorrer com pouca ou nenhuma antecedência”, alertou a NYC Emergency Management.
Continua depois da publicidade
As chuvas inundaram ruas, casas e comércios. Em Nova Jersey, vídeos nas redes sociais mostraram pessoas caminhando com água até os joelhos em New Providence, cerca de 16 quilômetros de Newark.
A infraestrutura de transportes foi fortemente impactada. Nos aeroportos de LaGuardia e Newark, a Administração Federal de Aviação (FAA) decretou paralisação de voos no início da noite. O JFK também registrou atrasos e alertou sobre possíveis impactos. Segundo o FlightAware, os três aeroportos lideraram o número de cancelamentos na segunda-feira.

Em Manhattan, as linhas 1, 2 e 3 do metrô foram suspensas, e os trens E, M e R sofreram grandes interrupções. A Staten Island Railway interrompeu o serviço nos dois sentidos na parte sul da ilha. Na região de Westchester, o condado reportou diversos resgates de motoristas presos em veículos submersos.
As vias expressas Cross Bronx, Harlem River Drive, FDR Drive e Bronx River Parkway foram fechadas ou registraram congestionamentos devido ao acúmulo de água. No interior do estado, ruas em Valhalla e Elmsford transformaram-se em rios, e uma casa explodiu em North Plainfield, em meio às operações de resgate.
No comércio, os prejuízos também foram sentidos. Em Roselle Park, água entre 15 a 30 centímetros invadiu o Dowling’s Irish Pub. “Infelizmente, fomos atingidos novamente”, disse o proprietário Russell Olden à CBS, relembrando o impacto do furacão Ida em 2021.
Apesar da intensidade das chuvas, não há registros de mortes até o momento. O Serviço Nacional de Meteorologia informou que as tempestades começaram a perder força por volta das 22h, mas advertiu que o risco de novas inundações permaneceria até o fim da noite.