Agência de segurança rodoviária dos EUA analisa respostas da Tesla sobre táxis-robôs

A Tesla enviou convites a um pequeno grupo de pessoas para participar de um teste limitado em Austin, no Texas

Reuters

Logotipo da Tesla em veículo Modelo Y na Califórnia - 20/10/2023 (Foto: REUTERS/Mike Blake)
Logotipo da Tesla em veículo Modelo Y na Califórnia - 20/10/2023 (Foto: REUTERS/Mike Blake)

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WASHINGTON (Reuters) – Os reguladores de segurança rodoviária dos Estados Unidos estão analisando as respostas da Tesla às perguntas da agência sobre a segurança de seus táxis-robôs em condições climáticas adversas, informou a agência nesta sexta-feira, antes de planos para implementar os veículos já neste fim de semana.

A Tesla enviou convites a um pequeno grupo de pessoas para participar de um teste limitado em Austin, no Texas, que está provisoriamente programado para começar no domingo, conforme publicações e capturas de tela de email nas redes sociais, noticiou a Reuters mais cedo nesta sexta-feira.

Em uma carta enviada no mês passado, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês) solicitou à Tesla que respondesse, até 19 de junho, a perguntas detalhadas sobre seus planos de lançar um serviço pago de táxis-robôs em Austin. O objetivo é avaliar o desempenho dos veículos da montadora com tecnologia de condução totalmente autônoma em condições climáticas adversas.

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Desde outubro, a NHTSA vem investigando colisões de veículos totalmente autônomos da Tesla na estrada sob condições de baixa visibilidade. A investigação abrange 2,4 milhões de veículos da Tesla equipados com a tecnologia Full Self-Driving (FSD) após quatro colisões reportadas, incluindo um acidente fatal em 2023.

A agência informou em maio que buscava informações adicionais sobre o desenvolvimento dos táxis-robôs da Tesla, “para avaliar a capacidade do sistema da Tesla de reagir adequadamente a condições de baixa visibilidade nas estradas”, além de detalhes sobre os planos de lançamento e a tecnologia utilizada.

A NHTSA também disse em maio que quer saber quantos veículos serão usados como táxis-robôs e o cronograma previsto para a disponibilização dessa tecnologia em veículos controlados por outras pessoas que não sejam da própria Tesla.