XP leva para escritórios estratégia de cartão co-branded

Cartão será ofertado em parceria com 7 escritórios; confira benefícios

Giovanna Sutto

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A XP anunciou que vai ofertar, a partir desta quinta-feira (21), um cartão de crédito exclusivo para clientes dos escritórios de investimentos associados ao grupo.

O cartão será um XP Visa Infinite, modelo já oferecido pela instituição financeira, mas que também terá a marca do escritório parceiro impressa no plástico.

“Todos os novos cartões solicitados por clientes dos escritórios parceiros participantes da iniciativa serão co-branded”, diz Ciro Moreira, head de cartões da XP Inc.

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O cartão será destinado a clientes dos escritórios que ainda não possuem o cartão XP. Quem fizer uma nova solicitação receberá o produto em casa, já com a marca do escritório. Clientes que já possuem o cartão poderão mantê-los, sem nenhum prejuízo ou necessidade de troca.

O cartão co-branded vai manter os mesmos benefícios dos cartões da XP (veja abaixo). Atualmente são mais de 1 milhão de clientes ativos no segmento.

“Ganha, ganha”?

Nesta primeira etapa, sete escritórios parceiros vão disponibilizar os cartões co-branded aos seus clientes. São eles: All Investimentos, Alta Vista Investimentos, Ável Investimentos, InvestSmart, Liberta, Nomos e Valor Investimentos.

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No total, a companhia conta com 400 escritórios associados. Bruno Ballista, sócio e head de relacionamento com o cliente XP Inc, conta que os escritórios selecionados são os que apresentam maior engajamento com a marca e o maior número de emissão de clientes com cartões XP desde o lançamento do produto.

A parceria é pioneira no mercado ao importar um modelo tradicionalmente do varejo para o setor de investimentos. O objetivo é ampliar o portfólio de clientes do cartão e também reforçar a relação da XP com sua rede de distribuição, o maior motor do negócio.

Para o head de cartões da XP Inc., o novo produto vai consolidar ainda mais o relacionamento entre cliente e instituição.

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“Quem tem cartão traz mais investimentos para a empresa. É um tipo de cliente que tem maior número de interações, com acesso ao app para acompanhar a fatura, por exemplo. Esse cliente é mais engajado com a XP e isso nos dá a capacidade de fazer mais negócios e cross-selling [oferta de produtos adicionais]“, explica Ciro Moreira.

No modelo comercial, definido pela companhia, a gestão do produto é da XP e o escritório não tem nenhuma receita adicional pela oferta do cartão.

“No nosso caso, o escritório pode aproveitar do bom relacionamento que tem com o cliente para ofertar um diferencial, que é o nosso cartão, e fidelizar a base dele. Existe uma migração natural de clientes entre escritórios e, ao oferecer um produto como esse, a tendência é o cliente criar uma preferência mais consolidada pela marca do escritório”, avalia Moreira.

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Para Ballista, a iniciativa também é uma forma de “ofertar um produto competitivo e um serviço mais completo ao cliente”. O executivo não revelou se há previsão de parceria similar com outros produtos financeiros.

Para o futuro, a intenção é ofertar novos produtos na plataforma de viagens, recém-lançada pela empresa. “É um segmento importante e ainda há uma demanda reprimida de viagens. Queremos expandir nessa direção”, comenta Moreira.

(Divulgação/XP)

O que o cartão XP oferece?

São duas categorias de cartão: a Infinite One, para clientes que tenham a partir de R$ 5 mil investidos; e a versão mais completa (Infinite) que exige investimentos de pelo menos R$ 50 mil na plataforma da corretora.

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Entre os benefícios estão:

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.