XP Investimentos realiza evento virtual gratuito sobre ESG; saiba como participar

Em quatro dias de debate, Expert ESG trará discussões sobre sustentabilidade, impacto social e governança

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos, empresa do grupo XP Inc., anunciou que, entre os dias 02 e 05 de março, organizará a Expert ESG. O evento, 100% online e gratuito, promete ser o maior sobre tema do Brasil. O termo ESG (environmental, social and corporate governance, em inglês) sintetiza critérios de conduta das empresas em áreas que cada vez mais os investidores consideram na hora de tomar decisões: a ambiental, a social e a de governança.

“Mais do que compreender de que forma cada um dos termos impacta os negócios e o mercado financeiro, o objetivo é inspirar e engajar as pessoas a se tornarem protagonistas da transformação. Para isso, o evento conta com debates indicando ações práticas e palpáveis que promovam investimentos como uma forma de capitalizar um mundo melhor”, explica a XP Investimentos em nota sobre a Expert ESG.

Entre os convidados do evento estão Rachel Maia, fundadora da RM Consultoria e conselheira da Unicef; Fiona Reynolds, CEO da rede internacional PRI (Principles for Responsible Investment, ou Princípios para Investimentos Responsáveis); Paul Polman, ex-CEO da Unilever; John Elkington, especialista em sustentabilidade e criador do conceito “tripé da sustentabilidade”; Amit Bouri, CEO do Global Impact Investors Network/GIIN; e Raj Sisodia, cofundador e copresidente do Conscious Capitalism Inc.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“[ESG] São três letras que trazem protagonismo para as empresas e para as pessoas. Por essência, essa é uma jornada que deve ser construída de forma colaborativa e plural. Gerar debate no mercado e entre stakeholders sobre a responsabilidade e o potencial de cada um como agente da mudança é essencial nesse aspecto. O caminho pode não ser novo, mas ainda há muito a ser percorrido”, afirma Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Investimentos.

Para conferir a programação completa e se inscrever, clique aqui.

Como vai funcionar o Expert ESG

Serão quatro dias de evento, e cada um deles será dedicado a um tema relacionado ao contexto ESG.

Continua depois da publicidade

O primeiro dia será sobre o meio ambiente e abordará tópicos como mudanças climáticas, sustentabilidade, empreendedorismo e importância e potencial da Amazônia.

No segundo dia, o tema central é impacto social. Será aprofundada a discussão sobre a importância da diversidade e inclusão para os negócios, o papel das empresas na criação de soluções para desafios socioambientais e as perspectivas futuras para a cultura da doação no Brasil.

O segundo dia ainda reserva uma mesa de debate sobre “A Força da Liderança Feminina”, com a participação de empreendedoras brasileiras como Tania Cosentino (CEO da Microsoft Brasil), Rachel Maia e Luiza Helena Trajano (presidente do conselho do Magazine Luiza). Elas irão debater sobre a importância que a diversidade e a equidade de gênero têm e o que fazer para que sejam efetivamente alcançadas no ambiente corporativo.

O terceiro dia será sobre governança. O objetivo é explorar a cultura corporativa e como direcioná-la a um capitalismo consciente, além de discutir como os negócios e as lideranças corporativas devem integrar sustentabilidade à governança de forma estratégica e transparente.

Por fim, os três temas que compõem o ESG serão abordados em conjunto no último dia, explicando como tudo o que foi discutido anteriormente se traduz para o universo de investimentos. Entre assuntos a serem debatidos, estão a origem do ESG, a evolução do termo nos últimos anos e as perspectivas para o futuro.

“A XP Investimentos, via Pacto Global da ONU [Organização das Nações Unidas], está ao lado de empresas de todo o mundo comprometidas com o alinhamento de suas operações e estratégias aos princípios universais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo com iniciativas que ajudem a acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas até 2030”, explicou a empresa em nota.

Profissão Broker: série do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais estimulantes e bem remuneradas do mercado financeiro em 2021. Clique aqui para assistir

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.